sexta-feira, 25 de março de 2011

Dez sinais que merecem atenção no final da gravidez.

O site Coisas de Bebê, publicou uma lista com dez sinais que merecem atenção no final da gravidez. Como este é o caso da mamãe, fiz esta pesquisa e vou publicá-la aqui para que possa ficar atenta, afinal posso nascer a qualquer momento!!! #Tenso Vejam a matéria:

A gestação é um período mágico para a mulher, mas também traz muitas dúvidas. Saber quando chegou a hora de o bebê nascer, o que significa o rompimento da bolsa ou a eliminação do tampão são algumas delas. Só um profissional pode avaliar quando a futura mamãe está em trabalho de parto.

"Analisamos a dilatação, o número de contrações, a presença da bolsa, os batimentos cardíacos do bebê, se já perdeu o tampão (muco protetor que fecha o colo do útero e impede a entrada de bactérias)", explica Rodolfo Strufaldi, professor assistente de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC.


Apesar da opinião médica ser fundamental, a futura mamãe precisa ficar atenta a detalhes no final da gravidez para saber quando procurar o seu médico e como se preparar para a hora do parto. Confira, a seguir, alguns sinais, listados pelo especialista Strufaldi, de que o bebê está prestes a chegar:


1 - No fim da gravidez, a barriga vai abaixando, porque o bebê está se posicionando para o nascimento.

2 - Sentir as famosas contrações não é sinônimo de que está em trabalho de parto. Normalmente, elas só indicam que a criança está prestes a nascer quando obedecem um determinado ritmo: três contrações seguidas, que duram mais de um minuto cada, no intervalo de 10 minutos.

3 - As contrações são causadas pela liberação de substâncias que preparam o corpo para o parto, principalmente pela ocitocina. As dores começam nas costas e se conduzem para frente, em direção à vagina.

4 - A bolsa é uma proteção contra as agressões do meio externo. Quando rompe, a mulher elimina o líquido amniótico e há a tendência de entrada de bactérias, por exemplo. Mas, calma, uma contaminação pode levar horas ou dias para ocorrer, o que não elimina a necessidade de procurar um médico caso isso aconteça.

5 - Em média, a mulher tem cerca de 1 a 1,5 litro de líquido amniótico. Ele pode ser claro, amarelado ou esverdeado. Se estiver esverdeado, é sinal de que há sofrimento fetal (a criança está passando por algum problema e, neste caso, precisa nascer logo).

6 - O rompimento da bolsa não significa necessariamente que a grávida está em trabalho de parto.

7 - O fato de cair o tampão (substância que protege, temporariamente, o colo do útero e evita a entrada de bactérias) não significa, obrigatoriamente, que a mulher está prestes a dar à luz. Conforme vai chegando o momento do nascimento, o bebê pode forçar para abrir um pouco o colo (dilatação) e a mãe acaba liberando esse muco protetor. A perda do tampão facilita a ruptura da bolsa.

8 - O tampão é gelatinoso e pode ser branco ou amarelado.

9 - Se sentir contração, a bolsa romper ou eliminar o tampão, procure um médico. Isso vale também caso tenha algum sangramento ou outro desconforto. Portanto, tenha sempre à mão o telefone do profissional e da maternidade.

10 - Quando a gravidez chega a 36 semanas, é importante deixar uma mala pronta para a mamãe e o bebê. Para saber exatamente o que deve levar, informe-se no hospital, porque há maternidades que fornecem camisolas ou que não usam as roupas dos bebês nos primeiros dias.


2 comentários:

  1. Tenho acompanhado seu blog e o de Pedro Sahel. Tudo tão lindo, Ronald! Vc e a Mariana souberam aproveitar esses nove meses de gestação de uma maneira muito linda e divertida! Sei de pais que também se preocupam com organização da chegada do(a) bebê, mas vcs colocaram a mão na massa messsmo! O Pedro Sahel é um bebê de muita sorte e a familia de vcs será cada dia mais abençoada!
    Não esquece de contar do nascimento dele tão logo for possível.
    abs!

    ResponderExcluir
  2. nossa mais que coisa lindinha lindonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Isso comente e faça um blogueiro feliz!