quinta-feira, 5 de maio de 2011

Puericultura e 2a dose da Hepatite B

Na manhã do dia 5 de maio de 2011, fui ao Posto de Saúde do Vicente Pinzon para tomar a 2a dose da vacina contra Hepatite B e iniciar a Puericultura com a Dra Fátima, que atende no posto.

A puericultura é a ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

É tradicionalmente uma subespecialidade da pediatria e preocupa-se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança, logo é de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor. Quanto mais cedo tais distúrbios forem detectados, menos seqüelas haverá e melhor será o prognóstico do quadro clínico e o tratamento.

Existem várias doenças graves que se apresentam com poucos sintomas preocupantes para os pais e podem ser detectadas e tratadas pelo pediatra, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis, tais como a anemia ferropriva, o raquitismo, as verminoses, as deficiências vitamínicas, os erros nutricionais e inúmeras outras doenças próprias da infância.

A Dra. Fátima me examinou cuidadosamente. Fui pesado: 4, 650 Kg. Fui medido: 54cm!, depois a Dra tirou minha roupa, olhou cada detalhe do meu corpo, até mesmo mexeu na minha pintinha... Ela disse que eu estou ótimo! Sou um bebê saudável, forte, ativo e muito lindo!

A Dra. Fátima também orientou quanto a vacinação básica. Recomendou que minha mãe mantivesse a amamentação exclusiva. Tivesse cuidados com a higiene e nos orientou a como prevenir a cólicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso comente e faça um blogueiro feliz!