segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Verdadeiro Sentido da Páscoa!

Entre os dias 21 e 24 de abril de 2011, vivi minha primeira Páscoa. E ganhei o presente acima: um ovo de chocolate do Toy Story!

Porém saibam que o verdadeiro sentido da páscoa não diz respeito a chocolate, coelhos, ovos, nada disso... Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. (Êxodo 12).

Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, foi fatal : a matança dos primogênitos. Cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

Atualmente, na Páscoa lembramos a morte e a ressurreição de Cristo, pois foi no período da antiga Páscoa judaica que Jesus foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia. Antes de sua morte, Jesus instituiu uma cerimônia memorial, a Santa Ceia, em substituição à comemoração festiva da Páscoa.

Já aprendi tudo isso e ainda não fui para Escola Bíblica... Que Jesus possa estar nascendo dia após dia em nossos corações... Agora vou ali comer um chocolate... Será que eu posso?

2 comentários:

  1. Aquela primeira foto podia ter um balãozinho assim: "Hum... Só me deram esse ovo porque ainda não posso comer, né?" kkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu e a mãe dele comemos por ele... rsrsrs

    ResponderExcluir

Isso comente e faça um blogueiro feliz!