quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Retirando uma hérnia inguinal



Na tarde desse 12 de dezembro de 2018, tive que me submeter a uma cirurgia de retirada de hérnia inguinal, em seu lado esquerdo. Me operei no Hospital Luis de França, e meus pais estiveram lá comigo.


Hérnia inguinal é o deslocamento de uma parte intestino através de uma anomalia (orifício) na parede abdominal, na virilha. A hérnia inguinal indireta (caso do Sahel) é mais frequente em crianças e adultos jovens, e origina-se de um defeito anatômico, congênito, em que o canal inguinal não se fechou como deveria, e é através deste canal que ocorre a herniação das alças intestinais.

Não é só a pressão provocada pelos exercícios que contraem a musculatura do abdômen. Também ocorre este aumento de pressão durante o esforço da evacuação, na hora do parto, para expulsar o feto do interior do útero, em casos de tosse crônica, ao levantar pesos, etc.

Sempre apresentei um abaulamento local, que é um dos principais sintomas. Felizmente ele não sentiu fortes dores. Os casos mais complicados são causados por encarceramento e estrangulamento. O encarceramento ocorre quando o conteúdo do abdome é mantido no interior do defeito da parede, fora da cavidade abdominal, sendo que não se verifica o regresso desse conteúdo para o local certo.

Embora fosse uma hernia grande, o meu caso foi simples e previne uma eventual cirurgia de emergência. Espero que minha recuperação seja rápida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso comente e faça um blogueiro feliz!