segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Quarto de Guerra

Na noite deste 7 de dezembro de 2015, fui com a família e alguns membros do Grupo de Relacionamento ao cinema, ver o filme cristão Quarto de Guerra no Cinépolis do Shopping Rio Mar, que devido à grande procura pelo filme, alterou a sala de exibição (para uma com a capacidade maior) e acabou vendendo mais de um ingresso para a mesma poltrona...



Escrito pelos pastores e irmãos Alex & Stephen Kendrick, os mesmos de A Virada (Flywheel, 2003), Desafiando Gigantes (Facing the Giants, 2006), Prova de Fogo (Fireproof, 2008) e Corajosos (Courageous, 2011), finalmente é lançado nos cinemas brasileiros o sucesso de bilheteria nos EUA, Quarto de Guerra (War Room, 2015) de Alex Kendrick, distribuído pela Canzion Films.
O filme apresenta a família Jordan e o papel transformador de uma vida de oração. Elizabeth Jordan (Priscilla Shirer) e Tony (T.C. Stallings) estão com o casamento em crise, e o maior reflexo é na indiferença que a filha do casal Danielle Jordan (Alena Pitts) é tratada, pois seus pais não lhe dão a devida atenção. As crianças são as que mais sofrem com a separação dos pais...
Elizabeth é corretora de imóveis e num dia comum de trabalho, conhece a casa de Clara (Karen Albercrombie) uma senhora mais velha e mais sábia, que possui um cômodo chamado de quarto de guerra, onde ela realiza suas orações, colando na parede seus pedidos e passagens bíblicas. Aos poucos, ela vai mostrando à Elizabeth o poder da oração para ajudá-la em vários setores da vida, encorajando-a inclusive a lutar pelo seu casamento.
Quando a jovem mãe decide começar a lutar por sua família, em vez de ir contra ela e depositar a sua fé nas orações, abrindo mão de seu closet para ter seu próprio quarto de guerra, vemos que o inimigo de nossas almas, que veio para roubar, matar e destruir perde espaço e o agir de Deus começa a fluir. Com muitas cenas repletas de humor e muita sagacidade o filme vai apresentando a rotina do casal de classe média alta Tony e Elizabeth Jordan, que aparentemente tem tudo - trabalho de alto padrão, uma filha linda, e a casa dos sonhos, mas que enfrentam as lutas diárias de qualquer ser humano – a vontade de pegar o que não lhe pertence, a carnalidade do adultério, etc.
Problemas conjugais, relação pais e filhos, a influência cristã na transformação de vidas são temas abordados no longa, que marca a estreia da escritora Priscilla Evans Shirer no cinema. Ela é autora de best-seller conforme o jornal  New York Times. O elenco inclui também em papéis menores, o diretor Alex Kendrick, o roteirista Stephen Kendrick e o comediante Michael Jr.
Quarto de Guerra possui diversas referências aos filmes anteriores dos irmãos Kendrick. O veículo que Tony dirige tem uma placa da Jay Austin Motors. O primeiro filme dos irmãos Kendrick, A Virada (Flywheel, 2003), foi centrado na Jay Austin Motors e cada filme subsequente dos cineastas teve uma referência à marca. Noutra cena, Elizabeth oferece molho de pimenta a Tony, e uma das opções é "Ira de Deus" (Wrath of God, no original) - a mesma marca que a personagem Caleb Holt (Kirk Cameronfez Wayne (Stephen Dervan) beber em Prova de Fogo (Fireproof, 2008). Numa cena com Michael Jr, ele aparece com uma camisa da EMT, onde tem bordado no lado esquerdo do peito, o nome de Bobby Lee Duke, que foi o treinador dos Giants no filme Desafiando Gigantes (Facing the Giants, 2006). Por fim, o cereal Coney Bombs faz nova aparição, como em todos os filmes dos irmãos Kendrick.
Chama atenção à cena em que Elizabeth está limpando o armário para criar sua sala de guerra, e há um cabide de cintos desordenados na haste atrás dela. Esta é uma proposta da Bíblia Breathe, de Priscilla Shirer para demonstrar o excesso de acumulação de coisas que gostamos. Este é o primeiro filme dos irmãos Kendrick a ser filmado de forma independente, em vez de como um projeto da Igreja Batista de Sherwood, como foram os demais. É também o primeiro longa a ser gravado fora da área residêncial de Albany Georgia, como nos demais filmes, utilizando dessa vez a cidade mais populosa do estado da Carolina do Norte, de Charlotte. Destaque para as belas tomadas aéreas que mostram a cidade.
A mensagem central do filme é baseada no texto bíblico de 2 Crônicas capítulo 7, versículo 14 que diz: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céu, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." Por sinal, quando Tony acorda da cena de um pesadelo, o relógio mostra exatamente 7:14, fazendo alusão ao versículo bíblico. Apesar do trabalho de dublagem está razoável, é lamentável o fato de o filme ser lançado apenas em cópias dubladas, perdendo muito da atuação original dos atores.
Segue o trailer de Quarto de Guerra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso comente e faça um blogueiro feliz!